Marketing Digital para Corretoras de Seguros

Kauê HadzicPainel do Corretor

O Marketing Digital é uma área da publicidade e propaganda que está sempre em evolução, especialmente para setores com os de seguros. No mundo das corretoras, a competição é acirrada e uma boa estratégia de marketing pode ser a chave para se destacar.

Neste artigo vamos fornecer um guia básico sobre como as corretoras de seguros podem otimizar suas estratégias de Marketing Digital, mostrando um pouco das técnicas disponíveis atualmente para empresas de todos os tamanhos.

A importância de uma presença digital forte não pode ser subestimada em um mundo no qual a maioria dos clientes passa pelo digital em algum passo da sua jornada de compra. Estar presente no digital é tão importante quanto no mundo físico.

Uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida envolve atrair clientes, estar presente durante a jornada de compra do público, engajar as pessoas de forma autêntica na web e alavancar as ferramentas digitais de comunicação que temos para alcançar cada vez mais pessoas.

Confira 3 técnicas de Marketing Digital que você precisa conhecer para aplicar na sua corretora:

SEO e Otimização de Site

O SEO é uma junção de técnicas para que o seu site esteja bem posicionado em buscadores como o Google. Desenvolvendo um bom SEO, quando alguém buscar por termos como “corretora de plano de saúde perto de mim” o seu site irá aparecer como uma das primeiras opções.

O primeiro passo para o SEO é garantir que o seu site é rápido, seguro e que funciona muito bem em smartphones. A experiência do usuário é algo que buscadores como o Google utilizam para verificar quais são as páginas mais relevantes e que oferecem bons conteúdos.

Uma boa opção de ferramenta para verificar a pontuação de velocidade do seu site é o Pagespeed Insights do próprio Google.

Uma vez que o seu site conte com uma estrutura otimizada e rápida, agora é o momento de buscar os termos (palavras-chaves) que você acha mais importante para o seu negócio. Você quer aparecer para termos como “planos de saúde em brasília”? ou “corretora de seguro unimed”? Nessa etapa você deve definir os termos mais importantes para o seu negócio.

Existem ferramentas gratuitas, como o Google Trends que podem te ajudar a entender as buscas mais promissoras. Caso queira uma ferramenta mais completa, existe o Ubersuggest.

Uma vez que você definiu as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio e fez uma boa pesquisa, você precisará incorporar esses termos no seu site, em artigos, em páginas de produtos, links e outros textos da sua página online.

Mídias Sociais e Engajamento

Mídias sociais são ferramentas poderosas para corretoras de seguros, permitindo que elas construam uma presença online significativa. Estas plataformas oferecem oportunidades únicas para interagir com o público, aumentar a conscientização da marca e direcionar tráfego para o site.

As Mídias Sociais como o Facebook, Instagram e Linkedin são ferramentas poderosas para corretoras de seguros, permitindo que elas construam uma presença online significativa.

Uma oportunidade única que as Mídias Sociais oferecem é a de poder interagir diretamente com o público, respondendo dúvidas e aumentando a exposição da sua marca, além de serem uma ótima opção para direcionar tráfego para o seu site.

Os dois principais pilares para construir mídias sociais fortes é a consistência e a relevância do seu conteúdo. Quanto mais você gerar conteúdo e quanto melhor ele for, maiores as chances de seu conteúdo ser distribuído.

Alguns dos tipos de conteúdo que você pode produzir são:

  1. Publicações Educativas: Compartilhar posts que educam o público sobre diferentes aspectos dos seguros, ajudando a esclarecer dúvidas e mostrar o valor dos serviços oferecidos.

  2. Histórias de Sucesso e Depoimentos: Postar histórias de clientes satisfeitos e depoimentos para construir confiança e mostrar como seus serviços beneficiaram outros.

  3. Webinars e Lives: Organizar sessões educativas ao vivo para discutir tópicos relevantes, oferecer conselhos e responder perguntas em tempo real.

Além disso, é importante que as corretoras interajam com seus seguidores. Responder a comentários, mensagens e participar de discussões relevantes ajuda a construir um relacionamento com o público. Esta interação direta não só aumenta o engajamento, mas também humaniza a marca, tornando-a mais acessível e confiável.

Não desperdice também a oportunidade de interagir diretamente com seus seguidores. Responda cada comentário, mensagem, participe de discussões e construa um relacionamento com o público, abrindo a oportunidade de torná-los clientes.

Email Marketing e Personalização

O E-Mail Marketing é uma das ferramentas mais antigas, eficientes e utilizadas no Marketing Digital. O principal motivo é a possibilidade única de conseguir se comunicar diretamente com uma lista de clientes potenciais que conhecem a sua marca e têm um certo nível de interesse no seu produto.

Primeiro é preciso desenvolver uma lista de Leads com um bom número de e-mails, de preferência segmentada por nível de proximidade do lead com sua corretora. Formar essa lista é o primeiro desafio, que pode ser feito através de inscrições feitas em formulários do seu site, anúncios online, formulários preenchidos em eventos e outros momentos de networking.

Atualmente existem empresas no mercado de seguros que são especializadas na venda de leads segmentados, contatos de pessoas que estão interessadas em adquirir um seguro específico. Essa é uma possibilidade mais rápida que as tradicionais, apesar do custo envolvido.

O foco da sua estratégia de e-mail marketing deve ser adicionar valor real aos seus destinatários. Algumas idéias de e-mails que você pode enviar incluem:

  • Notícias sobre promoções envolvendo a aquisição de um seguro específico.

  • Atualização sobre novos produtos lançados e os benefícios que oferecem.

  • Avisos sobre eventos, webinários, lives, palestras e outros que podem ser do interesse dos leads

  • Informativos explicando os benefícios dos seguros 

Estratégias de e-mail Marketing costumam envolver um CRM, uma ferramenta que irá centralizar todos seus leads e possibilitar o envio de e-mails, além de personalizar as mensagens com variáveis como o nome do destinatário e outras informações que podem ser relevantes para aumentar a taxa de engajamento.

Conclusão

O Marketing Digital é uma área em constante mudança, adaptar-se às mudanças e às novas ferramentas que surgem é de extrema importância para manter uma estratégia de sucesso.

Neste artigo buscamos demonstrar 3 estratégias eficazes que foram testadas pelo tempo e devem continuar sendo pilares importantes para corretoras de seguros que buscam se destacar no digital.

Em nosso guia de Marketing para Corretoras comentamos sobre outras estratégias que podem ser úteis para quem busca utilizar a parte estratégica de Marketing para alavancar as vendas.

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