Corretor de Seguros Autônomo: O que é Preciso para Começar?

Kauê HadzicPainel do Corretor

A carreira de corretor de seguros autônomos é um caminho promissor e lucrativo. A autonomia, flexibilidade de horários e a possibilidade de construir uma carteira de clientes fieis são benefícios atrativos para muitos profissionais.

Caso você tenha interesse na área, aqui vão algumas dicas para iniciar.

Certificação Necessária

No Brasil, os corretores de seguros precisam ter certificação técnica e se registrarem na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), além de cumprirem as exigências da  Lei nº 4.594, de 1964, para que possam atuar de maneira legal no país.

A Escola Nacional de Seguros (ENS) e a Fundação Getúlio Vargas oferecem cursos na área e exames para quem busca a certificação. 

CNPJ ou CPF?

Uma vez aprovado e devidamente registrado, o profissional precisa escolher entre atuar como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica. Cada escolha incide em questões tributárias, financeiras, regulamentares e previdenciárias diferentes.

O ideal é que cada corretor pesquise as vantagens e desvantagens de cada modalidade, sendo essa uma escolha pessoal.

Construir uma Rede de Contatos

Um bom networking é fundamental no mercado de seguros, sendo muitas vezes a ferramenta principal para gerar vendas, ainda mais entre os corretores autônomos que não possuem uma estrutura para gerar leads.

Buscar criar conexões sólidas em ciclos sociais não só ajuda na captação de novos clientes, mas também fortalece sua reputação como profissional confiável.  A confiança construída por meio dessas relações é essencial para recomendações e indicações, que podem impulsionar o crescimento da sua atividade.

Estratégia de Mercado

Ter uma estratégia de mercado bem definida é essencial para se posicionar como referência no setor. Analise a concorrência, identifique diferenciais competitivos e invista na criação de um plano de vendas personalizado. 

Uma boa maneira de começar sua estratégia de mercado é escolher um nicho específico, um público que você tem mais proximidade ou um público com maior potencial comercial para sua atividade de corretor.

Caso tenha mais interesse sobre esse assunto, temos um artigo completo sobre marketing para o mercado de seguros.

Ferramentas e Tecnologia

Utilizar a tecnologia para escalar sua atuação é essencial, uma vez que o corretor autônomo é limitado por seu tempo, sem poder contar com uma equipe ou uma estrutura de apoio.

Algumas ferramentas incluem:

  • Google Workspace para organização e comunicação.

  • Canva para criação de materiais de marketing.

  • WhatsApp Business para atendimento rápido e personalizado.

  • Trello e Asana para gerenciamento de tarefas e projetos.

  • HubSpot CRM para gestão de relacionamento com clientes e acompanhamento de leads.

Uma ferramenta que centraliza boa parte dessas funções é o Painel do Corretor, um multicálculo especializado em planos de saúde, cotando os principais planos em segundos para o seu cliente.

O Painel do Corretor também possui módulos de CRM, geração de leads, atribuições de tarefas e mais, substituindo diversas ferramentas e centralizando as atividades em um só lugar.

Atua ou busca atuar no mercado de seguros? Clique aqui e inicie seu teste gratuito do Painel do Corretor.

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