Tudo o que você precisa saber sobre comissão de planos de saúde
Se você já atua ou deseja iniciar na profissão de corretor de seguros e planos de saúde, em algum momento surgiram dúvidas sobre como funciona o sistema de comissão para corretores de planos de saúde.
Não se preocupe, essa é uma dúvida comum, afinal, essa é mais uma atividade que tem a prática de remuneração por comissionamento, e a comissão de corretor de seguros pode variar tanto no método como na forma.
É importante informar que não existe um método definido de comissão para corretores de seguros regulamentado pelo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que regulamenta a atividade de corretagem de seguros.
A Resolução CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) nº 382/2020, estabelece normas sobre a atividade de corretagem de seguros e prevê que a remuneração dos corretores de seguros, incluindo os corretores de planos de saúde, deve ser fixada livremente entre a corretora e o cliente, mediante acordo prévio.
Essa resolução também estabelece que a remuneração do corretor pode ser uma comissão, um honorário fixo, um percentual do prêmio do seguro, entre outras formas de remuneração acordadas entre as partes envolvidas.
Nesse artigo, vamos entender mais detalhes sobre como funciona a comissão para corretores de planos de saúde.
Como funciona o trabalho de um corretor de planos de saúde
Sobre o sistema de comissão de vendas
Métodos de comissionamento para venda de plano de saúde
Quanto ganha de comissão um corretor de plano de saúde
Como funciona o trabalho de um corretor de planos de saúde?
O trabalho de um corretor de planos de saúde, basicamente envolve ajudar os clientes a encontrar e adquirir o plano de saúde mais adequado às suas necessidades, seja um plano de saúde individual, familiar ou corporativo.
O corretor atua como um intermediário entre o cliente e as seguradoras, buscando encontrar a melhor solução de plano de saúde.
Vale ressaltar que a profissão de corretor de seguros - incluindo a corretagem de planos de saúde - é regulamentada pela Lei nº 4.594/1964, que estabelece as atribuições e requisitos para o exercício da profissão.
Para atuar como um corretor de seguros e planos de saúde, é necessário cumprir alguns requisitos:
Registro na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): É necessário obter o registro na SUSEP como corretor de seguros, que inclui a corretagem de planos de saúde.
Certificação Profissional: O corretor de planos de saúde deve possuir certificação profissional, concedida por instituições autorizadas pela SUSEP. Essa certificação comprova o conhecimento técnico e regulatório necessário para exercer a profissão.
A rotina de trabalho de um corretor de planos de saúde consiste, de forma resumida, em entender as necessidades dos seus potenciais clientes, pesquisar e comparar as principais opções de planos de saúde que atendam essas necessidades, apresentar essas opções em forma de propostas e sanar possíveis dúvidas do cliente.
Por isso, manter-se sempre atualizado sobre o mercado e conhecer detalhes sobre o produto que está sendo ofertado é fundamental.
Além disso, o acompanhamento no processo de contratação, suporte no pós-venda e o acompanhamento para renovação são fatores decisivos para tornar-se um bom corretor de planos de saúde.
Sistema de comissão para vendas de planos de saúde
O sistema de comissionamento para corretores de seguros e planos de saúde pode variar conforme a corretora. Não existe um padrão pré-determinado, entretanto, é geralmente acordado um valor fixo mensal com um comissionamento por vendas.
Essa taxa pode ser uma comissão fixa ou percentual. O corretor recebe uma taxa de comissão, que pode ser um valor fixo ou uma porcentagem do prêmio mensal pago pelo cliente. Essa taxa varia conforme a seguradora, o tipo de plano e até mesmo do volume de vendas realizadas pelo corretor.
Além disso, algumas seguradoras podem estabelecer diferentes níveis de comissão com base no tipo de plano vendido. Planos familiares podem ter uma taxa de comissão diferente dos planos empresariais, por exemplo.
Também existe a comissão recorrente, uma prática adotada por muitas seguradoras, que oferecem comissões recorrentes nas renovações dos contratos. Essas comissões geralmente são menores do que as comissões iniciais, mas ainda representam uma forma de remuneração contínua para o corretor.
As seguradoras costumam fornecer tabelas com as taxas de comissão específicas para cada tipo de plano e situação, como venda direta, venda por renovação, adesões em massa, entre outros. Essas tabelas são utilizadas como referência para calcular a comissão do corretor.
Isso mostra como o mercado de corretores pode ser uma atividade bastante rentável para profissionais persistentes e ambiciosos.
É importante frisar que não são regras previamente definidas, mas sim, práticas comuns adotadas pelo mercado de corretagem de seguros e planos de saúde.
Métodos de comissionamento para venda de plano de saúde
Existem diferentes métodos de comissão para corretores de seguros e planos de saúde. Esses métodos podem variar entre seguradoras e corretoras.
O mais importante é que todo trabalho de comissionamento visa sempre bonificar o profissional pelos seus resultados, valorizando e reconhecendo o seu trabalho.
É comum que as empresas que adotam comissões mais atrativas garantam os profissionais de maior destaque no mercado, potencializando os resultados de vendas da corretora.
A comissão para corretores de planos de saúde pode variar entre um valor fixo ou uma porcentagem do total da venda, e principais métodos de comissão para venda de planos de saúde são:
Comissão sobre a venda inicial:
O corretor recebe uma comissão da venda inicial do plano de saúde. Essa comissão é paga quando o contrato é assinado e o cliente começa a pagar os prêmios. Essa forma de comissão é mais comum em planos com contratos de curto prazo, como planos individuais ou familiares.
Comissão sobre o prêmio mensal:
Nesse método, o corretor recebe uma porcentagem do valor do prêmio mensal pago pelo cliente. Essa porcentagem pode variar com base no tipo de plano, cobertura e até mesmo na duração do contrato.
Comissão de renovação:
Além da comissão sobre a venda inicial, o corretor pode receber uma comissão menor nas renovações subsequentes do contrato. Essa comissão de renovação é uma forma de recompensar o corretor por manter o cliente no plano de saúde.
Esses são os 3 métodos mais comuns de comissionamento para venda de planos de saúde. Temos também outras práticas de remuneração por vendas bastante comuns e na maioria das vezes, vantajosas para os corretores.
Comissão diferenciada por tipo de plano:
As seguradoras podem estabelecer diferentes níveis de comissão com base no tipo de plano vendido.
Bônus por desempenho:
Algumas seguradoras podem oferecer bônus ou prêmios adicionais para corretores que atingirem metas específicas de vendas.
Quanto ganha de comissão um corretor de plano de saúde
Agora que já entendemos sobre como funciona a atividade de corretor de seguros e a prática de comissão para o corretor de planos de saúde, é hora de entender - em média - quanto pode ganhar um corretor de plano de saúde.
Mais uma vez, não existe um número exato. Como falamos, a comissão pode seguir diversos métodos de acordo com cada corretora e seguradora.
Além disso, essa variação é significativa quando consideramos fatores como o tipo de seguro, o prêmio do seguro, a seguradora, o acordo com a corretora, entre outros.
Não há um valor fixo ou uma faixa específica de comissões que se aplique a todos os corretores de seguros. Isso varia mediante ao acordo feito entre corretor e a corretora ou seguradora.
Normalmente, as taxas de comissão para corretores de planos de saúde podem variar de 3% a 10% do prêmio mensal.
Além das comissões pela venda inicial do plano de saúde, o corretor também pode receber comissões recorrentes e nas renovações dos contratos, além dos bônus por desempenho, como falamos anteriormente.
É fundamental sempre verificar as políticas, tabelas de comissões e acordos específicos com a seguradora ou corretora com a qual você está associado para obter informações mais precisas sobre as comissões que se aplicam ao seu caso.
Principais ferramentas para corretores de planos de saúde
Esclarecidos sobre o funcionamento de comissão para corretores de planos de saúde, é hora de aprimorar a atividade adotando ferramentas que facilitarão as suas vendas.
O Painel do Corretor é um aplicativo que reúne as principais ferramentas de gestão e vendas para corretores de seguros e planos de saúde, resultado de mais de 20 anos de experiência nesse mercado.
Os principais recursos que você encontra no Painel do Corretor são:
CRM:
Permite registrar informações sobre os clientes, acompanhar o progresso das vendas, programar atividades e enviar lembretes para garantir um relacionamento personalizado com os clientes.
Multicálculo de saúde:
Compara e calcula as cotações de diferentes seguradoras de forma simultânea e ágil. É uma ferramenta automatizada que ajuda a agilizar o processo de cotação, permitindo que o corretor compare múltiplas opções em um único lugar.
Propostas otimizadas:
Você pode criar e personalizar suas propostas com a cara da sua corretora, aquecendo a negociação. Além disso, existe a possibilidade de compartilhar a proposta em diversos canais como e-mail, rede social e aplicativo de mensagem
Integrador do Whatsapp:
A negociação por aplicativo de mensagens está cada dia mais constante, e com o integrados do Whatsapp você pode importar as principais mensagens da sua negociação para o CRM, mantendo as atividades do seu lead sempre atualizadas.
Agenda:
A gestão da sua rotina fica organizada com uma agenda de contatos e tarefas, dessa forma você não perde nenhuma informação ou compromisso com seus clientes.
Quer aumentar suas vendas e potencializar sua carreira de corretor de planos de saúde? Conheça o Painel do Corretor. Experimente por 14 dias grátis e surpreenda-se!