O Que é a SUSEP?

Kauê HadzicPainel do Corretor

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) desempenha um papel fundamental no mercado de seguros brasileiro, atuando como órgão regulador e fiscalizador. 

Este artigo oferece uma visão sobre o que é a SUSEP, suas funções principais e sua importância para a indústria de seguros e para os consumidores. 

Funções e Responsabilidades da SUSEP

A missão da SUSEP é fortalecer o mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguros, garantindo a sua estabilidade, expansão e o funcionamento das entidades que o compõem. 

A organização também atua no combate a fraudes e práticas ilegais que podem prejudicar o funcionamento do mercado de seguros, através da supervisão administrativa a autarquia busca garantir a transparência entre empresas e consumidores.

Segundo a página oficial do governo sobre a SUSEP, as principais finalidades e competências da organização são: 

  1. Promover o desenvolvimento e concorrência dos mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta;

  2. Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o fortalecimento das entidades que neles operem;

  3. Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado;

  4. Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta, Resseguradores e corretores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP;

  5. Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro;

  6. Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados;

  7. Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização, e

  8. Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

A Importância da SUSEP para o Mercado de Seguros

A existência e atuação da SUSEP são vitais para manter a confiança dos consumidores no mercado de seguros, garantir a transparência e a gestão administrativa do mercado de seguros, contribuindo para um mercado mais estável, beneficiando todos que participam do ecossistema.

Uma vez que a SUSEP reforça a confiança dos consumidores no mercado de seguros, as empresas se beneficiam através do aumento da propensão do público a adquirir seguros, uma vez que estes contam com um órgão regulador que mantém a integridade dos produtos que são ofertados.

A autarquia também motiva a concorrência e a estabilidade no setor, apoiando as empresas do setor, promovendo um ambiente favorável às empresas de todos os portes.

Conclusão

A Superintendência de Seguros Privados é uma instituição fundamental para o mercado de seguros, sendo muito importante para os empresários e profissionais da área.

Caso você atue no mercado, recomendamos que acompanhe o site oficial da autarquia, que compartilha informações super valiosas como atos normativos, informações de mercado, dados de transparência e muito mais.

N
Traga hoje a revolução digital para a sua corretora e aproxime seus clientes e negócios. Compare os melhores planos com o maior multicálculo de saúde do Brasil
Siga-nos
Copyright © 2024. Feito com ♥ por Trindade Tecnologia.
WhatsApp