Insurtech: O Que é e Como Funciona

Kauê HadzicPainel do Corretor

Uma Insurtech é uma empresa que utiliza tecnologias inovadoras para transformar a indústria de seguros. O termo “Insurtech” vem da junção de dois termos em inglês: Insurace (seguros) e Technology (Tecnologia).

As Insurtechs inovam no mercado oferecendo soluções mais rápidas, escaláveis e acessíveis em comparação à empresas tradicionais, muitas vezes otimizando os processos. Um exemplo de Insurtech seria uma empresa que utiliza um método inovador para diminuir a complexidade de apólices.

Como Funciona uma Insurtech

Existem diversas áreas nas quais uma Insurtech pode atuar, entre elas podemos destacar algumas:

1. Automatização de Processos

Insurtechs podem desenvolver tecnologias para automatizar processos manuais ou lentos no mercado de seguros como: análise de risco, aprovação de apólices, processamento de pagamentos, atuação em sinistros e similares. 

  • Exemplo: Algumas insurtechs usam chatbots para atendimento ao cliente, resolvendo questões simples de forma rápida e automática, como esclarecer dúvidas sobre a apólice ou acompanhar o status de um sinistro.

2. Seguros Personalizados

Utilizando tecnologias de dados e informações públicas, as Insurtechs podem trabalhar na área de personalização de seguros, oferecendo planos que levam em consideração aspectos que os mais tradicionais ainda não conseguem alcançar, adaptando as apólices para novas realidades da sociedade.

  • Exemplo: O valor de um seguro pode ser reduzido de maneira dinâmica com base em uma tendência que acabou de ser detectada pela empresa nas últimas 24 horas, atualizando todas as novas ofertas de maneira automática.

3. Uso de Tecnologias Emergentes

Uma vez que as Insurtechs focam em inovar, elas conseguem de maneira ágil experimentar tecnologias que ainda estão surgindo, como a Blockchain, IoT e outras inovações emergentes que ainda estão em fase de experimentação pela maioria das empresas.

  • Exemplo: Uma empresa pode criar uma criptomoeda que acompanha o mercado de seguros brasileiro, valorizando de acordo com o crescimento do mesmo na economia.

4. Prevenção de Riscos

As insurtechs podem utilizar tecnologias como IoT e Big Data combinados com tecnologias tradicionais para monitorar melhor os riscos, podendo alertar para comportamentos ou condições que podem levar a sinistros.

  • Exemplo: IoT pode ser utilizado para monitorar a condição de veículos ou imóveis, alertando os clientes sobre riscos antes que um sinistro aconteça, como um possível problema mecânico no carro ou um vazamento de água na casa.

Conclusão

As insurtechs desempenham um papel vital na transformação digital do setor de seguros, trazendo mais velocidade para o processo de inovação, podendo testar pequeno as tecnologias emergentes que no futuro podem ser aplicadas nas grandes empresas de seguridade.

Atuando em áreas que buscam reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e oferecer soluções inovadoras, utilizando tecnologias como inteligência artificial, blockchain, big data, IoT e outras.

Dentro desse cenário de Insurtechs, a Trindade Tecnologia nasceu no ano 2000, oferecendo sistemas de gestão e comercialização de seguros, começando pelo Sisweb e futuramente desenvolvendo o Painel do Corretor. Somos uma empresa brasileira com anos de história e milhares de clientes satisfeitos.

Buscando trazer o melhor da tecnologia e inovação aos corretores, o Painel do Corretor é nosso sistema web focado na comercialização dos planos de saúde. Trazemos inovações como um multicálculo para diversos planos, personalização de propostas, CRM, Cross-sell e muito mais.

Quer trazer mais tecnologia para sua corretora? Teste gratuitamente o Painel do Corretor clicando aqui.

N
Traga hoje a revolução digital para a sua corretora e aproxime seus clientes e negócios. Compare os melhores planos com o maior multicálculo de saúde do Brasil
Siga-nos
Copyright © 2025. Feito com ♥ por Trindade Tecnologia.
WhatsApp