Como Escolher o Nome Ideal para Sua Corretora de Seguros
Buscando criar uma corretora de seguros? Escolher um nome para sua corretora de seguros é uma das primeiras decisões estratégicas que irá moldar a identidade da marca, influenciando como ela é percebida pelo público.
O processo de criação de nomes é chamado de naming. Neste artigo vamos explorar as decisões estratégicas por trás de um processo de naming que você precisa ter em mente na hora de escolher um bom nome para a sua corretora.
Processo de criação e escolha de nomes
O nome é algo que vai sempre acompanhar a história da sua empresa, ele vai estar no primeiro dia da sua corretora e vai acompanhar toda a jornada do seu negócio pelos próximos anos. Por isso, começar de maneira estratégica é muito importante.
Durante o processo crie uma lista de nomes possíveis, não escolha logo de começo. Você pode escolher uma meta de nomes (desenvolver 50 nomes possíveis) ou uma data (o máximo de nomes até o final do mês) para estabelecer um limite para sua lista.
Antes de começar a desenvolver uma lista de possíveis nomes, uma boa técnica é escrever alguns parágrafos sobre a corretora que você está criando e quais seus objetivos para ela, assim você tem uma idéia geral de quais as mensagens que seu nome precisa transmitir.
Algumas perguntas que você pode fazer para te ajudar a pensar sobre nomes:
Esse nome transmite alguma mensagem ou sentimento importante?
Esse nome vai fazer sentido quando a empresa for pequena e também quando ela for muito grande?
Esse nome é de fácil compreensão ao falar e também ao escrever? Ao falar o nome a pessoa sabe como ele é escrito?
O nome é fácil de lembrar?
Técnicas para criação de nomes
Existem algumas técnicas para a criação de nomes que você pode utilizar para ir montando sua lista. As mais comuns são:
Acrônimos. Acrônimos são palavras formadas pelas iniciais de outras. Por exemplo, uma corretora que foca em “ampla cobertura” pode ser a “AC Corretora”, uma que foca em “Proteção, Atendimento e Cuidado” pode ser a “PAC Corretora”.
Neologismos. A criação de novas palavras ou combinações únicas pode resultar em nomes distintivos e exclusivos. Por exemplo, "Prosegur" poderia ser uma combinação de "seguro" e "proteção".
Associação. Explorar a associação de palavras que evocam sentimentos positivos pode ser poderoso. Para uma corretora, nomes como "Vida Boa”, “Super Saúde”, “Vida Protegida” podem transmitir ideias atraentes para quem busca um plano de saúde.
Hora da Escolha
Uma vez com a lista em mãos, agora chegou o momento da escolha. Você pode começar dando notas aos nomes, entre 1 e 5, excluindo aqueles que ficaram com uma baixa pontuação e mantendo os mais interessantes.
Busque chegar em uma lista final entre 3 e 5 nomes que você gostaria de ter na sua corretora, porque afinal nem todos estarão disponíveis. Antes de fazer uma decisão final, confira algumas questões técnicas sobre o nome:
Ele já está registrado como marca?
O domínio desse nome está disponível?
Existe alguma outra marca com nome ou sonoridade parecido que possa gerar algum tipo de confusão?
Ao seguir esse processo estruturado, você não apenas cria um nome impactante, mas também estabelece as bases para uma marca forte e evita que no futuro acabe tendo problemas na hora de criar um site ou registrar sua marca.
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