Como estruturar um funil de vendas para planos de saúde

Kauê HadzicPainel do Corretor

 Se você é um corretor de saúde, já está ciente de que a venda concretizada e um cliente satisfeito é a parte mais importante do seu negócio. Por isso, identificar uma maneira de alcançar esse resultado é a chave para o seu sucesso. Uma forma de organizar as suas negociações e otimizar as suas vendas é através da estruturação de um funil de vendas para planos de saúde.

 

Quando você desenha e estrutura seu processo de negociação de planos de saúde, você potencializa as chances de converter novos clientes e minimiza a possibilidade de perder clientes em potencial para seus concorrentes.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o processo de vendas é um funil, e para vender planos de saúde, não seria diferente. O lead precisa percorrer algumas etapas desse funil até que tenha o seu negócio fechado.

Dificilmente conseguimos converter em venda uma negociação sem entender as necessidades do cliente, apresentar uma proposta, negociar e acompanhar essa jornada.

Estruturando um funil de vendas para planos de saúde

Após identificar os principais desafios da sua rotina e desenvolver um estudado básico do mercado e o comportamento dos seus clientes, é hora de estruturar o funil de vendas para planos de saúde.

Essa estruturação é dividida em quatro etapas, sendo:

  1.  Qualificação

  2.  Análise e Apresentação

  3.  Fallow Up

  4.  Implementação

Etapa 01: Qualificação

A primeira etapa do funil de vendas para planos de saúde é dedicada a ouvir e compreender o seu cliente. Entender as dificuldades e os anseios de cada um é essencial para oferecer uma solução que atenda exatamente aquilo que ele busca.

É importante que você saiba fazer as perguntas corretas para desenhar uma solução a altura para o seu lead.

Aqui tem alguns exemplos:

  • Quantas pessoas participarão do plano de saúde?

  • Qual região o seu cliente mora ou trabalha?

  • Qual a expectativa com relação ao atendimento especializado?

  • É necessário um especialista em cardiologia, ginecologia ou pediatria?

Essas são algumas perguntas que podem ajudar a entender melhor o seu cliente para apresentar uma proposta assertiva.

 

Etapa 02: Análise e apresentação

Com as informações do seu lead em mãos, é hora de analisar as principais operadoras que possam atendê-lo e apresentar as melhores soluções.

É crucial que nessa etapa do seu funil de vendas de planos de saúde você entenda sobre os produtos que estão sendo oferecidos para o seu lead.

Você também pode utilizar um multicálculo de saúde para agilizar o processo de comprar as melhores opções de planos. Você não precisa gerar uma proposta em todas as operadoras. Através do multicálculo, você faz isso automaticamente.

Uma atenção especial para apresentação da sua proposta também é relevante. Detalhar os itens contemplados e trabalhar em um layout com a cara da sua empresa fazem diferença.

Entre estudar e analisar seu lead e apresentar uma proposta, a agilidade conta muito.

 

Etapa 03: Follow up

Não basta somente enviar a proposta para o seu lead. É necessário acompanhá-lo até a tomada de decisão. Mostre interesse em esclarecer possíveis dúvidas e, se possível, agende um horário para discutirem sobre a proposta.

Esse é o momento onde você, vendedor, precisa ter o controle da situação e manter seu lead engajado, deixando claro todos os pontos positivos na proposta apresentada. Isso vai facilitar a tomada de decisão.

Abrir um espaço de tempo para conversa pode esfriar o lead, levando a negociação ao fracasso. E não é isso o que queremos ao adotar um funil de vendas para planos de saúde.

Adotar um CRM para planos de saúde auxilia no controle das negociações, no status e contato de cada lead.

Etapa 04: Implementação

Entre o cliente sinalizar que vai fechar negócio com você até o contrato de fato assinado, pode ser um caminho longo. Por isso é importante que você acompanhe o processo até a implementação. Afinal, você só recebe sua comissão quando o contrato é assinado e pago pelo cliente.

Perder um negócio nessa etapa é frustrante e, em alguns casos, prejudicial, pois toda jornada percorrida até essa etapa pode ir por água abaixo.

 

Desenhar e estruturar um funil de vendas para planos de saúde é uma excelente forma de organizar e potencializar suas vendas. Sem contar que, se você deseja escalar sua corretora, esse é um recurso imprescindível.

Adotar um CRM para organizar o seu funil de vendas também é uma excelente opção.

O Painel do Corretor possui soluções que podem te auxiliar na estruturação do seu funil de vendas, como um CRM completo e intuitivo, multicálculo de saúde com sistema de geolocalização, envio de propostas otimizadas e um novo recurso de integração de negociações com o Whatsapp.

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