Responsabilidade Social Empresarial e Educação no Brasil.

Quem no mundo não gostaria de ter uma educação pública, gratuita e de qualidade disponível para toda a família, sempre. Não é impossível, isso já acontece em alguns países europeus como a Noruega ou a Suécia. Infelizmente, nos países latino-americanos, essa realidade é, por enquanto, um sonho pelo qual muitos ainda lutam para torná-lo realidade.

O direito à educação é base para a democracia e para a justiça social. Por isso, e como parte de sua estratégia de Responsabilidade Social Empresarial, a Trindade Tecnologia apoia a Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Brasil.

Quem são eles e o que fazem pelo nosso país?

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação começou seu trabalho há 22 anos e é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil. São uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o territorio, que acreditam na construção de um país justo, democrático e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade.

A missão da Campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.

Desde 2002, a rede elabora os mecanismos do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), incluídos no PNE graças à sua bem-sucedida incidência política. Os dois instrumentos calculam o quanto deve ser investido na educação básica pública para que o Brasil garanta padrões de qualidade nos estabelecimentos educacionais e nas escolas públicas. O CAQi e o CAQ representam uma inversão na lógica de financiamento da educação no Brasil e são um grande marco rumo à uma educação de qualidade.

O que eles estão fazendo agora?

Em sua atuação pela efetivação do direito à educação no Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação desenvolve as seguintes estratégias:

Articulação institucional: Costura contínua de parcerias e alianças com diversas organizações e movimentos locais, nacionais e internacionais para alcançar objetivos comuns.

Ação política junto às autoridades (Advocacy): Ação política (reuniões, audiências, atos e posicionamentos públicos, pressão virtual) junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para elaborar, alterar e qualificar legislação e políticas públicas.

Mobilização popular: Participação de estudantes, educadores, ativistas e demais cidadãos nas ações da Campanha em todo o Brasil, com uma base social de sujeitos políticos atuantes.

Produção de conhecimento: Produção de subsídio técnico e político às ações por meio da realização de pesquisas de opinião; produção e sistematização de informações, análises e notas técnicas; produção e edição de cadernos e livros, bem como outros materiais.

Comunicação: Uso de ferramentas diversas para promoção de conexão e troca entre os integrantes da Campanha, com disseminação de informações estratégicas e divulgação de posicionamentos políticos para a sociedade.

Formação de atores sociais: Realização de encontros, seminários, oficinas, assembleias e diálogos presenciais e à distância, além da participação em ações públicas e discussões, tanto locais quanto nacionais.

Justiciabilidade: A Campanha aciona instrumentos e mecanismos jurídicos para que as leis educacionais sejam cumpridas e, assim, o direito à educação seja garantido.

Vale lembrar que se a educação não tem futuro, o Brasil também não terá, por isso a Trindade Tecnologia decidiu apoiar esta iniciativa. Torne-se um doador da Campanha você também e ajude a garantir a educação desta e das futuras gerações. Para doar clique aqui.

Trindade Tecnologia.
Sobre nós
: https://allmylinks.com/trindadetec

Posts relacionados

Leave a Reply

Artigos recentes

Suspensão de Comercialização
4 de agosto de 2021
Suspensão de Comercialização Amil Saúde – Entidades
2 de agosto de 2021
Novo subproduto Trasmontano Senior
2 de agosto de 2021

Blog do Corretor

Fique por dentro das principais novidades de seguradoras e operadoras do mercado de seguros. Acompanhe as tendências e dicas do Painel do Corretor!