Guia definitivo para começar na carreira de corretor de planos de saúde

A profissão de corretor de planos de saúde exige tempo e dedicação, como em qualquer outro
emprego. Para ter sucesso na área, você deve investir em métodos e estratégias adequados e
eficientes.

Neste Guia, você saberá tudo o que precisa para iniciar a sua carreira de sucesso como
corretor de planos de saúde, além de dicas imperdíveis sobre técnicas de vendas.

Primeiros passos

Primeiro, estude sobre o mercado de corretagem voltado a saúde para que assim você
conheça tudo sobre a área. Estar atualizado é essencial para que você se destaque dos
concorrentes e tenha acesso às oportunidades lucrativas.
A internet é uma grande aliada neste sentido, pois você pode acompanhar sites e blogs
específicos do ramo, onde ocorre diariamente a publicação de conteúdos informativos de
maneira gratuita.

A carreira de corretor de planos de saúde é interessante para pessoas que já estão no mercado
de trabalho há bastante tempo e desejam mudar de profissão ou, então, ganhar apenas uma
renda extra, e, até mesmo, para as pessoas jovens que estão iniciando sua carreira. É um setor
bastante democrático.

O que é um corretor de seguros

Os corretores de seguros são pessoas físicas ou empresas especializadas em venda de seguros e devidamente autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para comercializarem os produtos das seguradoras.

Assim, o principal objetivo do corretor é analisar e avaliar os possíveis riscos em que o cliente está exposto para que, então, seja realizada a busca pela melhor opção de seguro e planos, levando em consideração a relação de custo e benefício para o cliente.

No Brasil, há 95 ramos de seguros classificados oficialmente e organizados em 17 grupos, a saber:

Aeronáutico: responsabilidade civil para aeronaves, aeronáuticos, de hangar.

Automóvel: roubo, acidentes, responsabilidade civil contra terceiros, DPVAT.

Cascos: riscos marítimos, aeronáuticos e de hangar.

Crédito: contra riscos comerciais e políticos e crédito à exportação.

Habitacional: contra risco de morte e invalidez do devedor e danos ao imóvel.

Marítimos: para operadores portuários, responsabilidade civil para embarcações.

Microsseguros: de pessoas, de danos.

Outros: seguros no exterior e de sucursais de seguradoras no exterior.

Patrimonial: incêndio, roubo de imóveis, residenciais, condominiais, empresariais.

Pessoas – Individual: vida, acidentes pessoais, prestamista, educacional

Pessoas – Coletivo: seguros coletivos de vida e acidentes pessoais, entre outros.

Riscos Especiais: riscos de petróleo, nucleares, satélites.

Riscos Financeiros: garantia de contratos e de fiança locatícia

Rural: agrícola, pecuário, de florestas e penhor rural

Saúde: seguros de saúde (plano de saúde complementar).

Transporte: riscos de transporte nacional e internacional de cargas.

O corretor de planos de saúde é um profissional capacitado, e registrado nos termos da lei,
que fará a intermediação entre os segurados e as operadoras de saúde. Esse profissional
vende seguros de saúde, além de aconselhar e dar suporte técnico necessário aos clientes,
explicando as apólices e facilitando o entendimento dos direitos e deveres de quem é
segurado.

Perspectiva do mercado de planos de saúde

Segundo as previsões, com a recuperação do mercado de trabalho, novos vínculos de planos
coletivos empresariais terão crescimento no país, além disso, o envelhecimento da população
também impulsionará a busca por convênios médicos por conta da preocupação com a saúde
e bem-estar.

Sem contar as alterações no ramo de Saúde Suplementar em que a Agência Nacional de Saúde
possibilita que as operadoras de saúde constituam seus ativos financeiros, fazendo com que
mais oportunidades sejam geradas e atuação das operadoras de saúde se fortaleça no Brasil.

Como se tornar corretor

Toda pessoa que deseja ser corretora de planos de saúde deve ter cadastro na
Superintendência de Seguros Privados (Susep), e realizar o curso de formação de corretores de
seguros privados.

A Susep é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro,
previdência privada aberta, capitalização e resseguro, portanto, é o órgão que regulamenta e
fiscaliza a profissão do corretor.

Já, o curso de formação tem como objetivo preparar o profissional para trabalhar na venda de
produtos que integram a categoria de seguros de saúde, além de desenvolver atividades que
estimulem a boa comunicação, afinidade com a área comercial e as atribuições específicas
para atuar como corretor de seguros.

Após o curso de formação, o profissional deve comprovar a aptidão para atuar no setor e
receber a carteira funcional.

Sistemas para corretores

O sistema multicálculo saúde é um software desenvolvido exclusivamente para corretores de
plano de saúde. Atualmente, no mercado brasileiro existem diversas opções desse sistema que
usa a tecnologia para a prestação de um serviço rápido e de qualidade.

O sistema é um facilitador da rotina de trabalho do corretor e otimiza a busca pelo plano de
saúde ideal para o cliente. Além disso, esse sistema centraliza as informações mais
importantes e permite que sejam comparados os planos e enviadas as cotações diretamente
para o cliente.

Conheça o Painel do Corretor

O Painel do Corretor da Trindade Tecnologia é compatível com todos os dispositivos móveis,
proporcionando que você tenha as cotações na palma de sua mão. Você poderá enviar suas
cotações via WhatsApp ou Facebook, oportunizando que você encontre clientes em todos os
lugares.

Sua cotação estará de maneira clara, objetiva, organizada e acessível ao selecionar exatamente
o que você enviará ao cliente pelas mídias sociais. O Painel do Corretor contribuirá para
fortalecer a sua marca, pois todas as cotações são enviadas com seu logo e suas principais
informações. Além disso, você terá acesso as informações dos planos a nível nacional, ou seja,
de diversos estados do Brasil.

Possibilitando, dessa maneira, que você seja um profissional atualizado no mercado de plano
de saúde e esteja sempre um passo à frente durante suas vendas e na conquista de novos
clientes.

Você economizará seu tempo e energia, bem como oferecerá a melhor cotação de plano de
saúde para seu cliente. Gerando a satisfação do consumidor e uma maior rentabilidade na sua
atividade profissional.

Você desfrutará ainda de um canal de comunicação conosco que funciona de maneira rápida e
eficiente em caso de dúvidas, sugestões ou problemas.

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Marketing: aprenda estratégias para atrair clientes

Para conquistar o cliente, o corretor deve compreender seus desejos e necessidades com o
objetivo de criar experiências positivas para ele. O segredo nesse processo é o relacionamento.
Veja o Top 5 com as técnicas de marketing para gerar mais vendas clicando aqui.

Comissão do corretor de planos de saúde

Vender plano de saúde é um negócio rentável. Inúmeros corretores conseguem obter uma
ótima rentabilidade mensal, pois o mercado de plano de saúde está em expansão no Brasil. O
piso salarial do corretor de seguros é definido pelo sindicato da categoria em cada Estado ou
região do país.

Este piso é uma remuneração fixa, no caso dos empregados assalariados de corretoras, além de uma parte variável que são as comissões de vendas, gratificações e o adicional por tempo
de serviço, o que faz com que a remuneração seja elevada, a depender do desempenho
pessoal de cada profissional.

Como vender planos de saúde

Independente de qual seja o produto a ser vendido, todo vendedor deve ter estratégia, além
de empenho pessoal e profissional para conquistar o cliente e efetivar a venda.

No mercado de planos de saúde, não há nenhum grande mistério. Você, como corretor, deve
ter atenção ao perfil de seu cliente e em quais as suas possíveis necessidades e desejos na
busca de um plano de saúde.

Algumas dicas para vender plano de saúde:
• Encontre novos clientes.
• Seja um corretor empático.
• Esteja sempre em busca de qualificação técnica, por meio de novos cursos e
workshops, por exemplo.
• Tenha paciência para entender o que seu cliente busca.
• Tenha contato com outros profissionais da área.
• Desenvolva um bom relacionamento com seu cliente.

Saiba como negociar com seu cliente

É o momento de utilizar toda a sua habilidade de persuasão e apresentar argumentos que
sejam consistentes para concretizar a sua venda. Veja as técnicas para negociar e ter sucesso
na venda.

– Escute o cliente e conheça o perfil dele.
Um erro comum do corretor de planos de saúde é ignorar o que o consumidor diz, não tenha
tanta ânsia em fechar o negócio e empurre planos inadequados e que fogem às expectativas
do cliente.

Ouça o discurso do cliente para que você extraia as informações mais relevantes para traçar o
perfil dele, assim você conseguirá estruturar os argumentos de venda e direcionar o
atendimento para suprir as necessidades dele.

Isso também fará com que o cliente se sinta valorizado e confie em seu trabalho, aumento
ainda mais as chances de concluir a venda.

– Conheça os planos de saúde.
Um estudo prévio sobre o plano de saúde fará com que você esteja preparado para sanar
quaisquer eventuais dúvidas do cliente e conquistar a confiança dele.

Reúna todas as informações relevantes sobre os tipos de planos de saúde, saiba os detalhes
sobre o período de carência e reajuste, pois o cliente terá segurança de que você realmente
oferecerá a melhor opção de plano de saúde para ele.

– Use argumentos baseados em dados.
Não use suposições nem argumentos baseados em achismo. Para convencer o seu cliente,
você precisará apresentar fundamentos que sejam reais, estatísticos e confiáveis.

-Crie senso de urgência
O corretor pode utilizar gatilhos mentais de urgência e escassez para ter o controle da
negociação. Ao utilizar este método, o cliente sente que precisa tomar uma decisão rápida
para não perder a oportunidade que é única, logo não a terá novamente.

Entretanto, é necessário que essa estratégia seja utilizada com cuidado e ética. Não faça falsas
promessas, porque isso pode colocar sua credibilidade e marca em risco.

A venda precisa ser vantajosa para todas as partes. É importante que seu cliente esteja
satisfeito e você possa fidelizá-lo, até para conseguir novos clientes, ter uma boa imagem e
divulgação no mercado.

Trindade Tecnologia 2021.
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